18/11/2008

Absolutismo- 3º trimestre

Absolutismo

O absolutismo foi um sistema de governo, que surgiu entre o século XV e XVI.Na época, a burguesia e o rei estavam com problemas.
O rei, apesar de ser dono de todo o seu reino, só tinha poder absoluto em seu feudo, pois os outros feudos já tinham seus senhores e eles faziam o que bem entendessem.
A burguesia tinha muitos outros problemas, todos envolvidos com suas longas viagens comerciais, que duravam entre 10 e 15 anos.

1º - Não havia padronização de leis, ou seja, cada feudo por onde passavam os senhores feudais cobravam uma quantia ou uma condição. E se um senhor feudal não autorizasse sua passagem pelo feudo, o burguês não tinha um outro caminho a seguir.

2º - Não havia padronização de pesos e medidas, cada lugar tinha um padrão de medida e era difícil saber cobrar pelas quantidades, se cada feudo tinha seu padrão, por exemplo, em um lugar, era cobrado um preço por uma braçada de seda. Mas no outro lugar, quanto custaria um pé de seda?

3º - Não havia padronização de moedas. Em cada feudo, havia um tipo de moeda, dinheiro, o que dificultava muito definir o preço das mercadorias.

4º - Não haviam estradas novas nem manutenção das velhas. Era difícil passar por estradas velhas e esburacadas com carroças.

5º - Os caminhos eram perigosos, cheios de saqueadires, faltava segurança e proteção.

Os burgueses precisavam de uma única medida, uma lei e uma moeda que pudesse ser válida por onde passavam, Para resolver a situação, os burgueses deram dinheiro para o rei contratar um exército, assim, o reino não precisaria de feudos para defender o território e o rei poderia invadir os feudos que não se rendessem.

Claro que nenhum senhor feudal doaria suas terras ao rei de graça. Então, alguns reinos adotaram um sistema chamado sistema palaciano. Os reis construíram palácios luxuosos e extravagantes e convidaram os nobres a morarem neles. De graça.Assim, os nobres abandonavam seus feudos e um funcionário do rei assumia seu lugar.

Logo, os reinos concentravam seus poderes em apenas um homem. O primeiro país a adotar o absolutismo foi Portugal.

Nenhum comentário: