24/11/2008

Geografia

Organização do espaço nas cidades brasileiras

O espaço urbano se caracteriza pela aglomeração de pessoas, atividades e edificações. As atividades predominantes no espaço urbano é o comércio e prestação de serviços e atividades industriais. A cidade caracteriza-se pelo espaço onde se desenvolvem atividades do setor secundário, como o comércio e a prestação de serviços. Muitas vezes, uma atividade econômica se sobressai em certos municípios, e dizemos que cada cidade tem uma função. No Brasil, existem cidades com as mais variadas funções:

Cidades industriais - Se desenvolvem em torno das atividades da industria.
Cidades turísticas - Dependem basicamente do turismo.
Cidades portuárias - Crescem em das atividades do porto que abrigam em sua área urbana.
Cidades comercias e prestadoras de serviços - Têm sua economia voltada para as atividades comerciais e prestadoras de serviços (ok, tudo isso aqui é óbvio... mas fazer o que? )

Existem cidades que acumulam funções, como São Paulo, que é industrial e comercial e prestadora de serviços.

Na sociedade brasileira, há muita desigualdade social, má distribuição de renda. E isso fica muito evidente nas cidades, onde encontramos bairros de classe alta, com água encanada, coleta de lixo , centros de saúde e lazer e centros comerciais. E também vemos favelas e bairros de classe baixa, onde não há esgoto e água encanada.

Urbanização brasileira

A urbanização ganhou impulso na década de 1930, quando se iniciou o processo de industrialização no Brasil. Além disso, as lavouras começaram a ser mecanizadas, desempregando muitos trabalhadores rurais. Assim, surgiu uma grande corrente migratória do campo para a cidade. Hoje, o campo fornece alimentos e matérias - primas para as indústrias e as indústrias levam tecnologia e máquinas para as plantações e criações de gado.

O processo de urbanização se caracteriza tanto pelo aumento do número de cidades como o aumento da população urbana. Esse aumento de população, conseqüentemente aumentou o número de consumidores, por isso, todo centro urbano precisa de um setor terciário desenvolvido. As lojas funcionam como uma rede de distribuição dos produtos produzidos pelas indústrias e agricultores.
Outra característica da urbanização é a concentração de boa parte da população em poucos centros urbanos Assim se forma uma hierarquia urbana:

Megalópole
Região extremamente urbanizada, com setor
terciário super desenvolvido. É a união de
duas ou mais áreas metropolitanas.
^
Metrópole (nacional/internacional)
Exercem influência sobre todo o território nacional,
determinando importantes aspectos da vida cultural,
científica, social e econômica do país.
^
Metrópoles regionais
Cidades que abrigam atividades econômicas
diversificadas, mas possuem influência menor que
as metrópoles mundiais e nacionais.
^
Capitais regionais
Exercem influência sobre um vasto número de
municípios vizinhos, setor terciário bem
desenvolvido e algumas indústrias.
^
Centros regionais
Estão sob influência de capitais regionais, mas exercem
influência sobre cidade menores vizinhas.
^
Centros locais
Centros urbanos que exerem influência
apenas sobre a área de seu município ou dos vizinhos.
Regiões metropolitanas - Algumas metrópoles expandem tanto seus territóros que acabam se unindo a outras, formando uma extensa área urbanizada.
Embora a urbanização têm gerado mais empregos, não é o suficiente, gerando muitos desempregados. Desemprego cria o setor informal, empregos que não tem renda alta , como engraxates e guardadores de carro ( ou aquelas pessoas que ficam vendendo balas no farol, mas isso não está no livro..). Mas também gera violência e tráfico de drogas. As causas do desemprego são as crises econômicas e falta de políticas adequadas. Podemos solucionar com políticas que criem empregos e que priorizem a saúde, educação, segurança e moradia.
PS.: desculpe, não vou postar sobre o nordeste....mas vai cair na prova... e não esqueçam de decorar os estados : Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.
Boa prova,
Naty........................................................

Um comentário:

Anônimo disse...

faltou o nordeste brasileiro