25/11/2008

Reino das plantas

Características gerais das plantas

As plantas são seres pluricelulares, eucariontes e autótrofas, por isso, são a base da cadeia alimentar. Utilizando luz, as plantas produzem a glicose, formada a partir da água, e gás carbônico. No processo da fotossíntese, as plantas liberam gás oxigênio.
As plantas se classificam pela presença ou ausência de vasos condutores. que transportam água e sais minerais, chamados de seiva bruta e a matéria orgânica (glicose) chamada seiva elaborada.
Também são classificadas pelas estruturas repordutoras (semente, fruto e flor)

O reino das plantas é divido em dois grupos principais, cada qual com seus sub-grupos:

Criptógamas

Plantas sem semente, com mais duas sub-divisões:

Briófitas - Não possuem vasos condutores ( os minerais são transportados célula a célula ), e têm estruturas primitivas chamadas caulóides, rizóide e filóide, se reproduzem por meio da água. Elas têm duas fases de reprodução: a sexuada, quando produzem gametas, e a fase assexuada, quando produzem esporos. Exemplos: musgos e hepáticas.

Pteridófitas - Possuem vasos condutores, graças à isso, elas são bem maiores que as briófitas, possuem raiz, caule e folhas, e tem fase assexuada (produção de esporos ) e fase sexuada (gametas) e não dependem da água para a reprodução. No caso das samambaias, os esporos ficam dentro dos soros, pontinhos marrons. Exemplo: Samambaias e avencas.


Gimnospermas

São plantas vasculares, com semente e sem frutos, as sememtes e grãos de pólen foram vantajosos para a espécie. Os grãos de pólen do cone ou estróbilo masculino são transportados pelo vento até o estróbilo feminino e o fecunda, formando um zigoto, um embrião que fica protegido pela semente. A semente é resistente ao frio e pode ser transportada pelo vento e animais, ajudando na proliferação da espécie. Exemplos: Pinheiro, Sequóia.

OBS: qualquer observação, erro, dúvida, comentem, ok?

Boa prova!

Naty.........................................

Nenhum comentário: