18/11/2008

Império dos Felipes e Elisabeth I

O 5º império

Na bíblia, havia uma passagem que dizia que um homem um dia sonhou com cinco animais, o primeiro era um bode que teve os dois chifres cortados, o segundo era fraco, mas venceu muitas lutas. o terceiro foi picado em pedacinhos, o quarto parecia forte, mas foi esmagado pelo quinto e último que era indestrutível.

Segundo a igreja, o primeiro animal representava o império romano, que foi divido em dois. O segundo representava o reino franco, que venceu muitas luats. O terceiro era o império carolíngeo, que se partiu em muitos feudos. O quarto foi o Sacro Império Romano Germânico. E o quinto estava por vir e seria indestrutível.

Espanha e Portugal disputavam para ser o quinto e poderoso império. Os espanhóis casaram seu herdeiro com a Herdeira do SIRG (sacro império) e uniram os reinos. Os portugueses perderam seu único rei, que não tinha herdeiros. O único que pôde assumir foi um tio-avô de Dom Sebastião ( ex-rei de Portugal), o cardeal D. Henrique. Quando o velho cardela morreu, encontraram uma camponesa que era prima distante, mas a Espanha encontrou-a primeiro e casou seu herdeiro, Felipe II, com ela.

Assim, a Espanha tomou todas as colônias de Portugal, e faltava apenas a França e a Inglaterra para o império ficar muito mais poderoso e quase absoluto na Europa. Uma das filhas de Felipe II se casou com o irmão do rei francês, então, era só fazer o rei morrer e a França fazia parte do império de Felipe.

Na Inglaterra, o rei Henrique VIII Teve muitas esposas, mas sempre se separava delas, dizendo que elas não podiam ter filhos. Uma delas engravidou, mas como o povo não podia saber, ele escondeu sua única herdeira, Elisabeth. Quando Henrique VIII morreu e Elisabeth foi revelada, ela subiu ao trono, mas não estava preparada para governar e precisava de um marido.

A França e e a Espanha pretendiam casar seus herdeiros com Elisabeth I, a Espanha querendo expandir seu império e a França procurando dar herdeiros a seu rei ou o irmão dele assumiria e a Espanha conquistaria a França. Mas ela não se casou com nenhum dos dois, resolveu se casar com a Inglaterra.

O rei espanhol Felipe II, irritado, organizou uma frota chamada " A incrível armada", que derrotaria a Inglaterra em um único dia. Ele pretendia humilhar Elisabeth. Mas metade de sua frota foi destruída por uma tempestade e a outra metade, derrotada pelas tropas inglesas. A Espanha organizou mais uma armada e, para se defender, Elisabeth passou a cobrar um imposto para investir na marinha, financiou a independência da Holanda e contratou piratas.

Com a ajuda da Inglaterra, a Holanda tornou-se independente da Espanha e passou a ser atacada pelos espanhóis, querendo reconquistá-la. Assim, se perocuparam menos em atacar a Inglaterra.

A Holanda tinha mar em seu território, mas fizeram um grande dique, que impediu a passagem da água e a região secou. Por isso que a Holanda é um país baixo, abaixo do nível do mar.

Para derrubar a Espanha, a Inglaterra passou a contratar corsários e formar navios piratas. Estes saqueavam os navios espanhóis, dando prejuízo à Espanha e enriquecendo a Inglaterra. A idéia de Elisabeth era interceptar os navios espanhóis que vinham das colônias da Américas e roubar a carga. Havia uma região onde os navios costumavam desaparecer, por causa dos piratas ingleses, que hoje chamamos de triângulo das Bermudas.

Os espanhóis tiveram que aceitar a independência da Holanda, pois não conseguiram invadir. E como a Holanda era o lugar em que o açucar era feito, a Espanha pereu muita riqueza.
A Holanda precisavam de especiarias agora que eram independentes, e escolheram a região de Olinda, no Brasil, onde fundaram Recife. A Holanda acabou tomando grande parte do Nordeste, menos Salvador e Fortaleza.

Em 1640, quando Felipe IV reinava na Espanha, um homem chamado João de Avis descobriu que ele era o legítimo herdeiro do trono, mas ele era português. Avis declarou a independência de Portugal da Espanha.

OBS.: se alguém tiver alguma informação sobre a colonização da região dos Mais e Astecas, por favor comentem, porque eu faltei no dia ( ¬ _ ¬ )

Nenhum comentário: