18/11/2008

Mercantilismo

Mercantilismo

Antes do absolutismo, não era muito importante ser rico. Bastava ser vassalo de um bom rei, ou ser guerreiro. Mas depois do absolutismo, a riqueza foi muito mais valorizada, vomo é até hoje.
O mercantilismo era um conjunto de meios para medir riqueza e ganhar mais dinheiro.

-O medidor de riqueza era chamado metalismo, baseado no ouro e na prata, que eram metais preciosos e, quando derretidos, ainda eram puros. Um quilo de ouro equivalia a dez quilos de prata.

- A balança comercial favorável era uma estratégia que consistia em uma coisa bem simples: ganhar mais do que gastar. Ou seja, comprar barato e vender caro, exportar mais e importar menos.

- O monopólio era um direito que o rei dava a uma única pessoa ou família, que era a única autorizada a comercializar um determinado produto. Os comerciantes que vendiam esses produtos monopolizados eram ilegais, se fossem pegos, seriam julgados. Quem tinha o monopólio aproveitava para subir os preços, pois seu produto era o único do país e mesmo asim, vendia bastante.

- O Protecionismo era um imposto cobrados dos donos dos monopólios por exportação. O país que importava os produtos cobrava um imposto do dono do monopólio, exigiam uma parte de seus lucros. Por isso que produtos importados eram caros e nacionais eram mais baratos.

- O colonialismo era um direito que a metrópole (reino dono da colônia) tinha sobre suas colônias. As colônias só podiam comprar e vender para suas metrópoles. Assim, as colônias tinham que aceitar os preços dos produtos vindos das metrópoles, pois não tinham outra opção. E também vendiam seus produtos pelo preço que a metrópole aceitava pagar, pois não haviam outros compradores.

- A marinha mercante era uma estratégia. Sempre que o reino fosse fazer comécio com o outro, era mais vantajoso ir até o outro reino do que permitir que o outro reino venha até você. Pois quem controla os mares controla os preços também.

De todas essas idéias, algumas deram errado, como:

- Saqueamento contínuo - Saquear povos não católicos todos os anos. Mas depois de 2 ou 3 saques, a economia desses povos não se recuperava.

- Fisiocracia - Aqricultura tornaria um país rico, mas não funcionou, porque a matéria proma era sempre mais barata que o produto.

OBS.: Qualquer dúvida ou algo a acrescentar, por favor comentem.

Nenhum comentário: